BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

sábado, 6 de junho de 2015

INAUGURAÇÃO DO IFRN DE IPANGUAÇU-RN

O então  presidente  da República Luiz Inácio Lula da Silva, esteve no dia 20 de agosto de 2009  no Rio Grande do Norte para a inauguração  de novas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). No município de Ipanguaçu, o presidente inaugurou o campus local, que já está em funcionamento, e os novos campi instalados em Apodi, Caicó, Macau, João Câmara, Pau dos Ferros e Santa Cruz.

Lula tem desembarcou  as 10h30 no aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró, e logo depois seguiu, de carro para Ipanguaçu. O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves, o senador Garibaldi Filho (PMDB) e a deputada Fátima Bezerra (PT)  acompanharam  o presidente Lula no voo. Em Mossoró, eles  foram  recebidos pela prefeita Fafá Rosado no aeroporto Dix-sept Rosado, quando foi  presenteado com objetos que lembram a cidade.

A solenidade de inauguração dos novos campi deve começou  às 12h30 e terminou  por volta das 14h. Em seguida, o presidente retornou  para Mossoró e na sequência para Brasília (DF). Lula teve  a companhia oficial do ministro da Educação, Fernando Haddad, e do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins.

 O  secretário-substituto de Educação Profissional do Ministério da Educação (MEC), Getúlio Marques Ferreira, e o reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, apresentaram dados do plano de expansão dos institutos federais, em entrevista coletiva concedida no campus de Mossoró do IFRN.

Getúlio destacou que as escolas federais foram criadas em 1909, pelo presidente Nilo Peçanha, e que esse modo de ensino sofreu um retrocesso no governo Fernando Henrique Cardoso, “que criou uma lei proibindo a expansão das escolas técnicas federais”.

Ele observou que em 2002 existiam 140 escolas técnicas no país, destacando que agora são 354 unidades federais funcionando.  Belchior lembrou que há quatro anos existiam apenas duas unidades do Cefet no Estado. “A partir de amanhã (hoje) serão 11 unidades. Um grande avanço para o RN”, ressaltou.

Os novos campi do IFRN começam a funcionar no próximo dia 8 de setembro, recebendo inicialmente entre 350 e 390 estudantes. Quando estiverem em pleno funcionamento, cada escola atenderá a 1,2 mil estudantes. O Governo Federal está investindo mais de R$ 5 milhões em cada campus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
O POUCO COM DEUS É MUITO E O MUITO SEM DEUS É POUCO